Janete Nogueira de Lima: Ações que fazem a diferença!


 Componente da Equipe do PMGIRS Janete Nogueira de Lima, professora aposentada, educadora ambiental, moradora do município  faz parte do plano quadro técnico do PMGIRS de São João de Meriti e da página "Ações que fazem a diferença".
Mudou-se de sua cidade e foi trabalhar na periferia do Rio de Janeiro em São João de Meriti! Desde a mudança de cidade percebeu a degradação ambiental do local! Ajustando sua disciplina as atividades voltadas a natureza, começou a montar com seus alunos desde 1977, já como professora de ciências do 2o segmento, do curso fundamental, nas feiras de ciências,,trabalhos de EA! Muitos destes trabalhos premiados! Tornou sua escola excelência em EA e todos os projetos  da Secretaria eram lhe direcionado. Fez projetos  em parceria com UFRJ, UERJ, fiocruz, Souza Cruz( clube da árvore), prefeitura municipal de SJM... foi a fundação Roberto Marinho , com um trabalho sobre o Rio sarapui, onde todo dejeto era lançado nele, que teve mais repercussão! Trabalhou com a comunidade na separação de lixo, que após um ano foi doado a uma instituição de reciclagem em Mesquita. Montou um jardim na parte externa da escola pra evitar uma lixeira a céu aberto. Prosseguiu com muitas atividades após o PDBG, ligadas ao lixo com musicas, teatros e cartilhas sempre voltadas a educação ambiental!!

Nascida  em Campos dos Goytacazes em maio de 1949,  filha de um industriario de fábrica de tecidos com a mãe do lar. Desde cedo percebeu a dificuldade da família em cuidar de 7 filhos. Aos 13 anos uma professora amiga da família,  resolveu custear seus estudos do admissão pra ela prosseguir os estudos no ginasial.

O pai não tinha condições . Fez a escola normal e com 20 anos foi admitida pelo governo do estado! Mudou-se de sua cidade e foi trabalhar na periferia do Rio de Janeiro em São João de Meriti! Desde a mudança de cidade percebeu a degradação ambiental do local! Ajustando sua disciplina as atividades voltadas a natureza, começou a montar com seus alunos desde 1977, já como professora de ciências do 2o segmento, do curso fundamental, nas feiras de ciências,,trabalhos de EA!

 Muitos destes trabalhos premiados! Tornou sua escola excelência em EA e todos os projetos  da Secretaria eram lhe direcionado. Fez projetos  em parceria com UFRJ, UERJ, fiocruz, Souza Cruz( clube da árvore), prefeitura municipal de SJM... foi a fundação Roberto Marinho , com um trabalho sobre o Rio sarapui, onde todo dejeto era lançado nele, que teve mais repercussão! Trabalhou com a comunidade na separação de lixo, que após um ano foi doado a uma instituição de reciclagem em Mesquita. Montou um jardim na parte externa da escola pra evitar uma lixeira a céu aberto. Prosseguiu com muitas atividades após o PDBG, ligadas ao lixo com musicas, teatros e cartilhas sempre voltadas a educação ambiental!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário